Sou revendedora de semijoias: como fidelizar clientes?
Para um vendedor, nada é mais gratificante do que ver seu cliente voltando a comprar de você ou indicando seu produto ou serviço para amigos e conhecidos. Para quem compra, nada agrada mais que ser tratado com cordialidade e mimos, como um parabéns no aniversário, o interesse em saber se foi bem atendido ou mesmo se o que adquiriu atendeu sua necessidade.
Porém, chegar até estes resultados demanda um cuidado todo especial para que em meio a tantas ofertas no mercado o seu produto ou serviço se destaque e faça o cliente voltar a fazer compras com você e não na concorrência.
Pensando em ajudar você, revendedora Multibela, separamos algumas dicas de fidelização de clientes. Acompanhe as dicas:
Conheça a cliente
Saiba quem são suas clientes e vá além do nome e sobrenome delas. Procure conhecer seus hábitos, o que gostam de fazer, o estilo de vida que levam, o que consomem, etc. Nessa busca aproveite as redes sociais, pois elas são fortes aliadas na hora de conhecer o comportamento das pessoas. Além disso, aproveite suas ferramentas; como criar grupos vips onde é possível postar fotos e vídeos sobre as semijoias; organizar um evento para lançar uma coleção e até mesmo compartilhar tendências atreladas às suas vendas.
Inverta a pirâmide
Isso mesmo, ao atender alguém use a técnica da pirâmide invertida, onde o cliente vem primeiro e abaixo você (vendedor) e o time de gestores. Com o cliente no topo ele será a grande estrela, a parte mais importante da pirâmide e a que deve receber mais atenção. Sendo assim, é para ele que seus esforços serão direcionados, bem como sua atenção, prioridade e razão.
Crie vínculos
Assim como conhecer seu cliente é importante, criar vínculos com ele também irá ajudar a fidelizá-lo. Para isso, use as redes sociais, tenha seu contato, endereço e faça um histórico de suas compras. Isso irá ajudar para as compras futuras; fará você acertar mais na hora de oferecer um produto; facilitará o aviso sobre o lançamento de uma nova coleção ou peça e irá agilizar a entrega da compra.
Seja o cliente
Na hora de atender alguém pense sempre “Como eu gostaria de ser atendido” e faça o melhor por ele. Seja cortês, dê atenção, mostre o porquê seu produto é melhor que o da concorrência, explique seus usos e combinações. Faça com que ele se sinta acolhido e sempre que possível aproveite para dar um mimo para ele; seja um produto mais em conta para você, seja um simples cartãozinho de agradecimento ou até mesmo um lanche durante a compra. Afinal, as pessoas adoram ser mimadas e ganhar presentes.
Faça pós-venda
Após a compra, espere alguns dias e ligue ou mande uma mensagem perguntando como está a peça, se houve algum problema, se o atendimento foi bom, se existe alguma reclamação de entrega ou de qualidade, etc. Mostre-se interessado mesmo após já ter sido efetuada a venda, pois isso demonstra que você quer mais que uma venda, deixa claro que está preocupado em fazer o melhor pelo seu cliente.
Estas são só algumas dicas: lembre-se que fidelizar um cliente é muito mais que isso, envolve relacionamento e muito comprometimento.
Isto é, repita boas ações; melhore outras que não deram tão certo e evite repetir atitudes que possam ter incomodado o outro. Siga a velha recomendação que nunca sai de moda: cliente satisfeito é cliente que volta e ainda fala bem de você para seu círculo de amigos.