Sou revendedora: Como sei a hora certa de dar uma brinde para cliente?
Essa é uma forma não só de fidelizar cliente mas de demonstrar o quanto ela(e) é importante para seu negócio. Mas como saber se você não está dando mais brinde do que deveria? Para ter certeza que está aplicando e investindo na cliente aquilo que seu negócio suporta vamos oferecer abaixo uma forma muito simples, prática e rápida para você ter essa confirmação.
Supomos que a cliente Linda (nome fictício) começou a comprar hoje com você; e para fidelizar futuras compras você opta por conceder a ela um brinde. Sendo assim você deve somar o total das vendas para Linda; aplicar seu percentual de comissão e então sob esse resultado você aplica uma margem de desconto que será o valor do brinde.
Vamos ao exemplo:
- VENDA: R$ 300,00 (Valor total, ou seja a soma de todas as peças deste pedido).
- COMISSÃO: R$ 120,00 (Valor das vendas multiplicado pelo percentual de comissão. Vamos usar como exemplo 40%, ou seja: 300,00 x 40% ou 300,00 x 0,40)
- BRINDE: R$ 36,00 (O brinde deve ser sempre um percentual da comissão que você pode abrir mão. Aqui usamos 30% da comissão. Ou seja, 120,00 x 30% ou 120,00 x 0,30).
Desde modo, você poderá pegar uma peça que o valor de venda seja R$ 36,00 e dar a cliente na forma brinde.
Uma outra modalidade para concessão de brinde é para clientes constantes; sendo assim você pode analisar qual valor das vendas desta cliente no último ano e aplicar 10% sobre suas comissões. Por exemplo, se a cliente durante todo o ano comprou R$ 1.500,00 com você, sua comissão (usando mesmo percentual acima) foi de R$ 600,00.
Final de ano ou no aniversário dela como forma de reconhecimento e agradecimento você pode lhe oferecer um presente de aproximadamente R$ 60,00 que são 10% do que ela lhe gerou de lucro, e deste modo você está reinvestindo no seu negócio.
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