Cristal, Zircônia ou Strass?
Nem tudo que reluz é ouro – assim como nem tudo que brilha é diamante! Trocadilhos a parte, se você possui dificuldades para identificar ou nem se quer sabe por onde começar; hoje nesse post vamos te mostrar como diferenciar Cristal x Strass x Zircônia.
Muito valioso o diamante passou a ser “reproduzido” através de diversos processos de fabricação diferentes para tentar criar o efeito similar na joia contudo com o custo bem menor.
Surgiu então três variações muito comum neste processo: o Cristal, a Zircônia e o Strass.
Para começo de conversa precisamos entender que o diamante é uma pedra preciosa formada de carbono; que durante milhares de anos fica exposta a alta pressão e temperatuas e por isso é a pedra mais resistente. Tão rígida que apenas uma outra pedra diamante consegue moldá-la/ferí-la.
Depois temos a zircônia que possui 02 derivados: a mineral formada por processo natural (raramente encontrada) e a sintética que é realizada em laboratório para utilização em semi-joias. É a réplica mais parecida com o diamante. Para identificar há três maneiras:
- Olhe bem de pertinho a peça e irá perceber alguma imperfeição de formação ou micropontinhos pretos em seu interior;
- Observe a base ela deverá possuir coloração identica a pedra e não uma camada brilhante como no caso do strass e
- Quando a luz entrar no produto a zircônia vai apresentar uma cor arco-iris com muito brilho; no caso do diamante ele não apresenta coloração.
Ambas as coisas ocorrem por conta de ser produzida artificialmente.
Em seguida temos os cristais, criados através da união do vidro e outros minerais é uma excelente réplica do diamante; como possui alta tecnologia no processo de produção se torna um produto de primeira linha na fabricação de semi joias. Possuem brilho idêntico a pedra de diamante e mesmo não sendo tão rígidos também são capazes de riscar vidro.
Já o strass é feito com pó ou películas de espelho; usado geralmente em bijouterias, roupas e sapatos. Possui um custo muito baixo e pode ser identificado por descolar facilmente a base brilhante da “pedra” e por perder o brilho quanto entra em contato com a água. Sua qualidade é bem inferior as demais pedras acima citadas.
Abaixo elaboramos um comparativo para melhor esclarecimento:
E claro, separamos algumas peças Multibela de Zircônia e Cristal para você conferir a qualidade dessas duas pedras lindíssimas que usamos em nossas semijoias.
Quer mais peças com alta qualidade? Entre em contato conosco através do site ou em nossas mídias sociais.